in , ,

Urgente: Anvisa dá prazo e biscoito, chocolate e refrigerante terão que provar que podem estar matando você

A Anvisa deu aviso a donas de produtos que podem oferecer risco de morte a consumidores nos rótulos das embalagens

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota que pode impactar empresas que produzem alimentos, como biscoitos, chocolates e refrigerantes. A notícia se refere às informações dos rótulos desses produtos.

De acordo com o órgão, foi permitido que essas empresas esgotem o estoque de embalagens e rótulos adquiridos até 8 de outubro deste ano. Isso significa que é possível vender produtos com as normas antigas até que cheguem ao fim, contanto, que a produção desses rótulos tenha acontecido antes da data mencionada.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 819/2023 alterou de forma pontual a RDC 429/2020, que garantia a mudança dos rótulos nas embalagens. A Anvisa estendeu o prazo para que as empresas insiram informações cruciais na embalagem.

Sede da Anvisa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Sede da Anvisa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

INFORMAÇÕES SOBRE PRODUTOS QUE OFERECEM RISCOS A CONSUMIDORES

Atualmente, é possível encontrar já nos mercados e lojas de alimentos produtos com avisos nos rótulos. A maioria avisa os clientes de que há grandes quantidades de açúcar, gordura e outras substâncias que, a longo prazo, podem até matar.

Essas mudanças como a RDC e a Instrução Normativa (IN) 75/2020 têm como objetivo alertar os clientes sobre escolhas alimentares mais conscientes. As tabelas nutricionais também ganharam mais informações que podem esclarecer dúvidas dos consumidores.

Deve-se ressaltar que a rotulagem nutricional frontal, que sinaliza a presença alta de açúcar adicionado, sódio ou gordura, deve ser aplicada somente aos produtos que se enquadram nos níveis que a RDC 429/2020 definiu como “altos”.

BEBIDAS TAMBÉM RECEBERÃO AVISOS DA ANVISA?

A Anvisa determinou que as bebidas não alcoólicas acrescentes informações nutricionais que sinalizam a presença de alta de açúcar adicionado, sódio ou gordura a partir de 2025. Os produtos são os próximos da lista a passarem pelas alterações.

Avisos em rótulos de embalagens (Foto: Reprodução/Anvisa)
Avisos em rótulos de embalagens (Foto: Reprodução/Anvisa)

The post Urgente: Anvisa dá prazo e biscoito, chocolate e refrigerante terão que provar que podem estar matando você appeared first on TV Foco.

Vingança: Possuído, Vinícius apunhala Irene pelas costas e deixa a megera agonizando em Terra e Paixão

Vingança é um prato que se come frio: Briga milionária faz a Band baixar PROIBIÇÃO para Renata Fan e Neto