in , ,

Falência decretada, crise e portas fechadas: O adeus de 3 varejistas de shoppings, rivais da C&A e da Vivara

O fim de 3 varejistas famosas em shopping, rival da C&A e Vivara

Três conhecidas varejistas do público que fizeram história em sua concorrência contra gigantes como C&A e Vivara, conheceram seu triste fim. De falência a portas fechadas, hoje vamos contar sobre esses três desfechos.

Talvez você até já tenha comprado em uma dessas varejistas, afinal, por anos elas fizeram história e tiveram entre as principais do mercado. Com a confiança do público, elas tiveram passagens de sucesso aos longos dos anos e conheceram seu fim no Brasil.

JOALHERIA NATAN, RIVAL DA VIVARA

Vamos abrir falando da joalheria Natan, que conforme informações do Exame, teve a falência decretada no dia 2 de maio de 2023. Na época, a empresa tinha mais de 40 anos de história e era uma das principais do Rio de Janeiro.

O jornal O Globo comunicou na ocasião que a rival da Vivara tinha 14,5 milhões de dólares em dívidas. Isso, na cota atual, seria algo em torno de R$ 70 milhões. O juiz Fernando Cesar Ferreira Viana, da 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) foi o responsável pela sentença.

Joalheria Natan (Foto: Divulgação)
Joalheria Natan (Foto: Divulgação)

O FIM DE RIVAL DA C&A

A loja Pakalolo, rival da C&A, que iniciou sua história em 1987 com o slogan ‘de bem com a vida’ e fez muito sucesso nos anos noventa após ter ganhado o direito de licenciamento de vários personagens da Disney, conheceu seu fim em 1997, quando dois anos antes havia entrado com um pedido de falência nos Estados Unidos.

Conforme informações do Metrópoles, em 2005, o Grupo Marisol tentou se relançar, focando jovens de 18 a 25 anos, mas, a Pakalolo já não tinha o mesmo apelo dos anos 90 e a empresa fechou.

Pakalolo, falência
A Marca, que enfrentou a Renner, a C&A e a Riachuelo, encerrou as atividades nos shoppings brasileiros, após não conseguir se adaptar ao mercado da moda nacional (Foto: Divulgação / Pakalolo)

O FIM DA FOREVER 21 NO BRASIL

Outra marca que fez sucesso no mundo e até brilhou no Brasil, enfrentou uma crise e chegou ao fim em solo brasileiro. Conforme informações do site StarSe, a grande varejistas de roupas Forever 21 fechou suas lojas no Brasil após pedido de falência. Ela tinha 15 lojas por aqui e encerrou todas quando teve a falência decretada.

Conforme o motivo do Exame, o motivo para ela falir no Brasil foi devido ao seu alto preço. Enquanto para quem pagava em dólar e euro as peças eram consideradas baratas, para quem pagava em real a realidade era outra. Então, ele teve que deixar o país.

Forever 21 foi a falência no Brasil e fechou todas as lojas (Foto: Reprodução/ Internet)
Forever 21 foi a falência no Brasil e fechou todas as lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

QUANDO UMA EMPRESA DECRETA FALÊNCIA?

Conforme o PagBank, uma empresa precisa decretar falência quando não é mais viável financeiramente seguir atuando. Seja por dívidas ou falta de faturamento, a empresa infelizmente precisa encerrar suas operações.

The post Falência decretada, crise e portas fechadas: O adeus de 3 varejistas de shoppings, rivais da C&A e da Vivara appeared first on TV Foco.

Alerta da receita: Como não cair na malha fina do Imposto de Renda com 7 dicas infalíveis e salvar o bolso

Milionário: Celso Portiolli é dono de uma das maiores emissoras do Brasil e muita gente sequer pode imaginar