in , ,

ADEUS: Anvisa proíbe às pressas produto popular entre as donas de casa e retira todos das prateleiras 

Anvisa determinou o fim de um produto querido pelas donas de casa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos e controle sanitário. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão contra um produto popular entre as donas de casa e sua retirada prateleiras.

Isso porque a Justiça Federal permaneceu com a decisão da Anvisa, onde o órgão cancela o comércio de álcool etílico 70º INPM, que teve a venda regularizada somente durante o período da pandemia de Covid-19. Assim, a 4ª Vara de Criciúma (SC) negou o pedido da indústria de químicos para a rever a determinação da autarquia.

A Waltrick Quimica Sul pediu a suspensão da lei da Anvisa para o álcool 70% da empresa ser vendido até a sua validade, em 2031. Porém, o juiz Eduardo Didonet Teixeira considerou que “registro do produto comercializado pela impetrante pode ter validade até 2031, mas as condições nas quais o produto é comercializado, não”.

Álcool 70% foi proibido pela ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)
Álcool 70% foi proibido pela ANVISA (Foto: Reprodução/ Internet)

Dessa forma, por meio de uma resolução, a Anvisa havia autoriza a venda do produto até o último dia do ano passado, mas após isso estava proibido o comércio. Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 766, as empresas devem esgotar o estoque para venda do álcool com concentração de 70% até o dia (29) de abril de 2024, 120 dias após o último prazo.

Álcool 70% foi barrado pela ANVISA (Reprodução: Internet)
Álcool 70% foi barrado pela ANVISA (Reprodução: Internet)

O juiz de SC declarou que a proibição na venda do tipo de álcool possui o objetivo de diminuir o número de acidentes domésticos. “A Anvisa tem por objetivo institucional, justamente, promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária”, disse.

Por que a ANVISA havia liberado a comercialização do Álcool 70% líquido?

Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa autorizou a livre venda e doação do álcool 70% líquido, extraordinariamente durante o período da pandemia do Covid-19. Visando a proteção da população em geral, já que o produto em questão contribuía com a redução da transição do vírus.

 

The post ADEUS: Anvisa proíbe às pressas produto popular entre as donas de casa e retira todos das prateleiras  appeared first on TV Foco.

Bactéria mortal e pelo de rato: A proibição da ANVISA contra 3 produtos amados pelas donas de casa

Isenção de pedágio, presentão de R$200 de Haddad e +: 3 vitórias são armadas para salvar idosos 60+ em 2024