in

Sophie Charlotte relembra retorno à cidade onde nasceu, na Alemanha

Sophie Charlotte é Aracy de Carvalho em 'Passaporte para Liberdade' — Foto: Jayme Monjardim

Algumas histórias atravessam as pessoas. Dessa forma foi com Sophie Charlotte e a trajetória de Aracy de Carvalho, a personagem central de “Passaporte para Liberdade”. A atriz interpreta a protagonista da minissérie e tem com ela tantos pontos em comum que não poderia ser outra atriz a interpretar Aracy.

Escrita por Mario Teixeira e Rachel Anthony e com direção artística de Jayme Monjardim, a obra estreia na TV Globo nesta segunda-feira, 20/12.

“Foi realmente arrebatador descobrir uma história dessa magnitude, dessa importância, meio que por acaso, através de um encontro nos Estúdios Globo no almoço e descobrir que era uma série que estava no processo de desenvolvimento com o Jayme”, lembra a atriz, que, ao tomar conhecimento da história, foi atrás do diretor.

‘Passaporte Para Liberdade’ conta a história da brasileira que ajudou a salvar judeus na Segunda Guerra Mundial — Foto: Globo/ Victor Pollak

Inicialmente, “Passaporte para Liberdade” seria gravada em Língua Portuguesa, mas uma mudança de planos fez com que o projeto mudasse para a Língua Inglesa, o que possibilitou a primeira coprodução da Globo com a Sony Pictures. Na TV aberta, no entanto, será exibida a versão dublada.

Aprendi muito e além de, claro, ter uma ligação muito profunda com essa cidade por ter nascido lá, vivido até os 8 anos lá, esse encontro cultural do Brasil e da Alemanha que faz parte da minha vida

Recordação de Sophie Charlotte com Renate Elisabeth, sua mãe — Foto: Reprodução/Instagram

“A mãe da Aracy era alemã, assim como a minha mãe, então muitos paralelos foram se apresentando nesse sentido. Eu tenho um filho de 5 anos, Aracy foi morar em Hamburgo quando o filho tinha 5 anos. Essa relação entre maternidade e impulso de realmente se sustentar enquanto mulher, enquanto humana, enquanto ativa, tomando decisões na sua jornada e transformando a vida das pessoas, tudo isso foi muito especial. É muito marcante encontrar uma história assim pra se contar como atriz. E ainda na minha língua materna”, conta Sophie Charlotte, que é mãe de Otto, do seu relacionamento com Daniel de Oliveira.

Passaporte para Liberdade” traz a história pouco conhecida no Brasil de Aracy de Carvalho, esta brasileira que se arriscou e salvou a vida de centenas de judeus na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial. A minissérie em oito capítulos será exibida de segunda a quinta, às 23h45. Não perca!

Emmy 2022: Veja os indicados da 74ª edição da premiação audiovisual.

TRÓIA: Novela das nove é adiada