in , ,

Transmissores lacrados e ordem para sair do ar às pressas: O fim do sinal de emissora de TV aberta amada

Emissora teve fim escandaloso após mais de quatro décadas em atividade

Em 18 de julho de 1980, uma famosa emissora do Brasil encerrava suas atividades para sempre.

A pioneira emissora de televisão do Brasil e da América do Sul viu seu sinal ser interrompido devido a complicações administrativas e financeiras, que resultaram na não renovação de suas concessões, provocando protestos. No entanto, a crise que levou ao fechamento começou anos antes.

A década de 1960 a TV Tupi testemunhou o início dos desafios após a morte de Assis Chateaubriand, seu fundado. Em uma entrevista à BBC em 2020, o jornalista Rodolfo Bonventti, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), destacou que a má administração foi o verdadeiro obstáculo para a rede.

Ao longo dos anos 1970, mesmo mantendo o segundo lugar em audiência e faturamento, a emissora enfrentou greves, processos trabalhistas, demissões e acumulação de dívidas.

O ano de 1980 começou com salários atrasados e cheques sem fundo sendo usados para pagar alguns funcionários. Em julho, com razões diversas nas filiais, o presidente João Figueiredo, último líder da ditadura militar no Brasil, decretou o fim da emissora.

Apesar dos esforços dos funcionários e das cenas dramáticas de desespero e choro diretamente do antigo Cassino da Urca, o fechamento da TV Tupi foi inevitável.

Em 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por agentes da Polícia Federal, lacraram os transmissores na sede da emissora, marcando o fim da Tupi em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Apenas as filiais em Salvador e Brasília permaneceram ativas.

No mesmo ano, o governo brasileiro concedeu as frequências, agora inativas, a duas novas emissoras: o SBT, de Silvio Santos, e a TV Manchete, de Adolfo Bloch.

O SINAL DA TV GLOBO SERÁ DESLIGADO?

E a famosa emissora de televisão, a Globo, conhecida por todos que acompanham sua programação diariamente, de forma oficial põe fim de sinal de TV, que anunciado em comunicado decisivo da emissora.

+ Chegada de estrela do Palmeiras e saída de zagueiro: 2 viradas do Fluminense para 2024 e Diniz soltando fogos 

As informações foram divulgadas pelo portal “G1”, o qual informou na últim que o pelo menos 54 municípios da região Sul de Minas, terão o sinal analógico desligado e passarão a ter o sinal exclusivamente digital da EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, a qual, já conta com 123 cidades ou quase 75% da área de cobertura no estado. Para saber mais, leia a matéria completa aqui! 

The post Transmissores lacrados e ordem para sair do ar às pressas: O fim do sinal de emissora de TV aberta amada appeared first on TV Foco.

Choro de funcionários, polícia e saída do ar: O fim escandaloso de emissora de TV aberta após 42 anos

Bolsa Família em 2024 tem 3 grandes vitórias com aumento no pagamento, 5 benefícios incríveis e muito mais