Lançada em 2020 como uma segunda aposta da Globo no gênero de terror/sobrenatural, ‘Desalma’ foi suspensa pela Globo, segundo a jornalista Patrícia Kogut.
‘Fronteira Seca’, outra série de Ana Paula Maia, foi engavetada. A autora já apresentou outro projeto de série e aguarda uma resposta para começar os trabalhos.
‘Desalma’ iria para a sua terceira temporada, que era divulgada mundialmente pela Sony Pictures.
O ENREDO DE DESALMA
A história começa com o desaparecimento da jovem Halyna (Anna Melo) em 1988, na cidade fictícia de Brígida, no interior do Sul do Brasil, fundada por imigrantes ucranianos. Na época do desaparecimento, a cidade celebrava Ivana-Kupala, uma festa com origens pagãs e ligada a ritos de fertilidade que foi incorporada mais tarde no calendário dos cristãos ortodoxos, e na verdade é realizada na virada de 6 a 7 de julho. A tragédia fez com que a festa fosse banida do calendário da cidade, e trinta anos depois, quando a tradição é retomada, eventos misteriosos acontecem novamente. Três mulheres são marcadas por transformações e perdas, algumas delas irreparáveis. Rituais de bruxaria conseguem reverter até mesmo a morte. Às vésperas da noite mais escura do ano, quando almas das trevas têm o poder de caminhar sobre o mundo dos vivos, a floresta parece atrair os ingênuos para seu interior frio, de árvores altas, onde eventos sobrenaturais assombram os integrantes das famílias envolvidas na tragédia do passado.