in , ,

PERIGO nas farmácias: A proibição contra remédio muito usado no Brasil e o decreto da ANVISA HOJE (20)

Anvisa fez proibição contra remédio

Sem sombra de dúvidas, a Anvisa é um dos principais órgãos no que se refere qualidade dos produtos. A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.

Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária entra em cena e tem a liberdade de realizar algumas proibições. Dessa vez, falaremos sobre uma proibição da Anvisa que atingiu um remédio muito utilizado no Brasil. A decisão pegou muitas pessoas de surpresa.

Através do portal Governo do Estado da Bahia, no ano de 2022, a secretária de saúde informou a Anvisa determinou a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite.

Na época, as empresas farmacêuticas tiveram prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento desses produtos de 120 dias. O recolhimento é determinado para empresas e produtos regularizados, usualmente em decorrência de algum desvio de qualidade, e são executadas pelas próprias empresas. 

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Já as ações de apreensão são realizadas pelas autoridades sanitárias, usualmente em empresas e/ou produtos não regularizados. Vale lembrar que após o recolhimento dos lotes com a impureza, a empresa farmacêutica voltou a funcionar normalmente e hoje em dia está em regularidade com as normas da Anvisa.

O que a Vigilância Sanitária realiza?

A Vigilância Sanitária é um órgão responsável por um conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção e controle de riscos à saúde pública relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços. Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo principal garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que podem afetar a saúde da população.

Anvisa (Foto: Divulgação/Internet)
Anvisa (Foto: Divulgação/Internet)

The post PERIGO nas farmácias: A proibição contra remédio muito usado no Brasil e o decreto da ANVISA HOJE (20) appeared first on TV Foco.

2 milhões por mês: Landim dá rasteira no Palmeiras e acaba de assinar com craque pra jogar com Bruno Henrique

Oficial: Novo benefício de R$ 850 acaba de ser aprovado para milhares de trabalhadores nesta SEXTA (20)